Novos Mapas e Como Gerá-los

Criar mapas em Twilight Imperium sempre foi uma ciência inexata. O próprio autor, Dane Beltrami admite que no jogo há tantas maneiras de montar uma galáxia, que ele mesmo não se sentia confortável em dizer para as pessoas como fazê-lo.

Em geral, a comunidade utiliza três métodos de montagem: o mapa pré-definido, o  competitivo e o cooperativo. Veja que eles influenciam não apenas o mapa, mas também como você escolhe as facções.

OS MAPAS PRÉ-DEFINIDOS

Mapas pré-definidos são minha maneira favorita de montar mapas em Twilight Imperium. Eles são práticos, pois permitem que você prepare a mesa de antemão; são de alguma forma balanceados e permitem a escolha estratégica de onde sentar.

Quando digo balanceados não quer dizer são iguais. Algumas fatias serão mais fortes de influência, outra de recursos, outra de planetas. De uma certa forma você ainda precisa buscar a melhor fatia para sua facção.

Se você já se cansou de jogar com o mapa pré-definido do manual, existem inúmeras opções de mapas na Wiki do Reddit de Twilight Imperium. Eu, pessoalmente, gosto de jogar com os mapas Ricos (Richs), o que significa que todos os tiles de planetas estão em jogo. Alguns jogadores mais avançados gostam de jogar com menos planetas e mais tiles vazios para aumentar o desafio. Esses são os mapas Semi-Ricos ou Pobres.

Existe até um Gerador de Mapas em Excel, com vídeo de instrução e tudo. Há ainda, o Gerador de Mapas Online, mais simples de usar. Ambos estão em inglês, Mas o Gerador Online é MUITO FÁCIL de se usar, e recomendo muito!

Para quem não lê em inglês, vou deixar aqui algumas opções para 5 ou 6 jogadores, que são as mais comuns de encontrar por aí.

Mapas para 6 jogadores

Mapas para 5 jogadores

Os mapas de 5 jogadores feitos pela comunidade, costumam ter outra função. Eles tentam resolver a crítica feita ao mapa padrão que é o desbalanceamento compensado pelos Bens de Comércio. Para muitos isso altera demais o equilíbrio do jogo e deveria ser evitado. Não aconselho isso para novos jogadores.

Escolhendo as Raças em Mapas Pré-Definidos

Escolher a raça em mapas, pré-definidos é uma atividade interessante. Nos jogos iniciais é melhor cada um jogar com que facção quiser ou sorteá-las. Nesse caso, jogamos dados para decidir quem vai escolher primeiro o local do sistema natal. Alguns grupos dão o Porta-Voz para a pessoa que for a última a escolher, como maneira de compensação. Aqui nos nossos jogos, vamos além. Fazemos toda escolha das Cartas Estratégicas do 1o round de forma inversa a escolha dos locais.

Outra forma que gosto para montar o mapa é a de colocar duas ou três opções de facções sorteadas por local. Fazemos a escolha da ordem de jogadores da mesma forma. O primeiro escolhe onde vai sentar e escolhe também uma das raças que estão ali posicionadas. A escolha da carta estratégica, segue novamente, a ordem inversa da escolha dos locais.

CRIANDO A GALÁXIA COMPETITIVAMENTE

É engraçado que este método é o indicado no livro de regras e, para mim, é disparado o pior método de criação de mapas. Vou explicar o porquê. Ao criar mapas competitivos, você começa, desde cedo, a sacanear o adversário. Isso significa que, quase nunca, a galáxia vai estar bem balanceada. Por mais que se distribua hexágonos de fundo azul e vermelho de forma igual a cada jogador – e haja regras de colocação-, a sorte muitas vezes favorece mais uns do que outros.

Em uma das minhas primeiras partidas, tivemos um amigo que deu azar nos tiles e ainda foi premiado com dois vizinhos agressivos colocando sistemas ruins perto dele. No final da criação da Galáxia, eu olhava para a fatia em frente àquele jogador e já sabia que ele estava fora da disputa em uma partida que ainda nem havia começado. Ele teria de passar as próximas 8 horas se movimentando e jogando sério, mas sem chances de vencer.

Eu, particularmente, acho uma grande sacanagem fazer isso com alguém. Por mais que seja um jogo bem competitivo e agressivo, o ideal é que todos se divirtam. E mesmo quando não há alguém fora, o mapa fica longe de estar balanceado.

Outro problema que vejo, é que esse método adiciona um tempo desnecessário à preparação do jogo. Já estamos jogando um jogo longo. Para que adicionar mais 30 minutos que pouco contribuem?

Bem, mas se você ainda quiser montar o mapa competitivo, vá em frente! O manual já ensina bem como fazer isso é há quem entenda essa etapa como parte do jogo.

CRIANDO A GALÁXIA COOPERATIVAMENTE

Nesse cenário, você distribui os tiles e monta o mapa de forma igual ao método Competitivo. A diferença aqui é que ninguém sabe ainda onde vai sentar e, por isso, o grupo tenta fazer um mapa mais balanceado possível. Para quem quer a experiência de montar o mapa com seu grupo, esse é o método que recomendo.

Você pode escolher as facções antes ou depois de montar o mapa. Uma ideia é sortear duas ou três facções por jogador e não revelar para os demais quais raças você recebeu. Você monta o mapa se preparando para possíveis situações em que sua raça se beneficia. Por exemplo, se você tem Os Espectros de Creuss como opção, você pode querer deixar Buracos de Minhoca próximos de Mecatol e de outros sistema natais para se aproveitar disso.

No final, cada um escolhe em ordem de jogador onde sentar e revela com que facção irá jogar.

Novamente, há a opção de dar o Porta-Voz para o último a escolher, ou até mesmo fazer toda a escolha de Cartas Estratégicas na ordem inversa da escolha da posição inicial.

Um comentário em “Novos Mapas e Como Gerá-los

Adicione o seu

Deixe um comentário

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑